Audiência Pública em Alto Alegre do Maranhão: Um Chamado à União por uma Cidade Mais Segura

No dia 22 de setembro de 2023, um marco significativo ocorreu em Alto Alegre do Maranhão. Às 9:00 horas, no Plenário da Câmara Municipal, autoridades e cidadãos se reuniram para discutir um assunto que tem tirado o sono de muitos: a Segurança Pública. Presidida pelo Vereador Leocy Cutrim dos Santos Sobrinho, a Audiência Pública trouxe à luz a urgência de ações para lidar com a crescente violência na cidade. Vamos mergulhar nos detalhes dessa importante reunião.

O Chamado à União:

A reunião começou com as palavras de boas-vindas do Vereador Leocy Cutrim dos Santos Sobrinho, que ressaltou a importância da Audiência Pública e declarou abertos os trabalhos. Na mesa, estavam presentes figuras-chave da cidade, como a Vice-Prefeita Nilsilene Santana Ribeiro Almeida, o Secretário de Articulação Política, Dr. Liorne Branco de Almeida Junior, o Capitão Ferreira, subcomandante do 23º Batalhão de Polícia Militar de São Mateus do Maranhão, e a vereadora Eliane Silva de Oliveira. Além disso, diversos vereadores, secretários municipais, pastores, professores, profissionais da imprensa, empresários e cidadãos de Alto Alegre do Maranhão estiveram presentes.

O Propósito da Audiência:

A vereadora Eliane Silva de Oliveira conduziu a leitura do edital de convocação, destacando a importância das Audiências Públicas como meios de promover a participação cidadã e a transparência na gestão pública. O Presidente da Câmara, Leocy Cutrim dos Santos Sobrinho, enfatizou que, antes da Audiência Pública, foram realizadas reuniões para colaborar com a Segurança Pública da cidade. Ele destacou a alarmante escalada da violência em Alto Alegre do Maranhão, que tem deixado os moradores apreensivos e inseguros. A sensação de impunidade tem permitido que criminosos ajam impunemente, ameaçando a paz da comunidade.

A Resposta das Autoridades:

O Capitão Ferreira, subcomandante do 23º BPM, compartilhou sua visão sobre a complexidade da Segurança Pública, reconhecendo o aumento da violência não apenas na cidade, mas em todo o país. Ele assegurou à comunidade que a Polícia Militar está empenhada em pacificar a cidade e combater a criminalidade, mencionando uma recente operação policial que resultou na prisão dos responsáveis por um ataque a tiros em um ginásio esportivo local.

A Determinação da Prefeita:

A Prefeita Nilsilene Santana expressou sua gratidão a todos que compareceram à Audiência Pública e destacou a importância da união entre os poderes Executivo e Legislativo. Ela compartilhou seu papel como gestora do município e sua busca por melhorias, incluindo o aumento do contingente policial para Alto Alegre do Maranhão. A prefeita enfatizou que o crescimento da cidade demanda mais policiais e mais segurança para todos os cidadãos.

A Comunidade se Manifesta:

Vereadores, pastores, advogados, comerciantes e líderes locais também se pronunciaram, expressando preocupação com a violência crescente e pedindo ação das autoridades. Todos se colocaram à disposição para colaborar na busca de soluções para esse problema.

Conclusão:

A Audiência Pública em Alto Alegre do Maranhão foi um importante passo em direção à construção de uma cidade mais segura. Autoridades e cidadãos se uniram para enfrentar os desafios da violência, reconhecendo a gravidade da situação e a necessidade de ações concretas. A comunidade se mobilizou e, juntos, estão determinados a trabalhar em prol da segurança de todos. O encerramento da Audiência Pública foi marcado por um apelo à cooperação de todos os presentes e à promessa de ações efetivas para restaurar a tranquilidade em Alto Alegre do Maranhão. As assinaturas daqueles que estiveram presentes foram coletadas, registrando o compromisso de todos com essa causa essencial. É um passo importante em direção a um futuro mais seguro para a cidade e seus habitantes.