TJMA promove primeira edição de 2021 do projeto Conciliação Itinerante 

TJMA promove primeira edição de 2021 do projeto Conciliação Itinerante 

TJMA promove primeira edição de 2021 do projeto Conciliação Itinerante

Cidadãos de Alto Alegre do Maranhão, São João do Sóter e Codó poderão resolver conflitos de forma ágil e simples

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) irá promover a primeira edição de 2021 do projeto Conciliação Itinerante, no período de 20 a 24 de setembro. Desta vez, as comarcas contempladas serão Alto Alegre do Maranhão, São João do Sóter e Codó.
Durante o evento, cidadãos e cidadãs poderão solucionar questões processuais e pré-processuais, de forma ágil, simples e descentralizada.
A iniciativa é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA) – presidido pelo desembargador José Luiz Almeida e coordenado pelo juiz Alexandre Abreu – em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA).
O presidente do Nupemec do TJMA, desembargador José Luiz Almeida, enfatiza a importância e o alcance social do projeto, com vistas à pacificação dos conflitos.
“Faremos um grande evento em benefício da população maranhense. Queremos incentivar a cultura do diálogo, do empoderamento das partes, da conciliação e da pacificação social, pois este é o melhor caminho para a resolução dos conflitos”, pontuou.
DEMANDAS
Na oportunidade, a população poderá resolver demandas processuais (com ação judicial) e pré-processuais (sem ação judicial), de natureza cível ou de família, tais como: divórcio, pensão alimentícia, coleta de material para exame de DNA, renegociação de dívidas, guarda de filhos, divisão de bens, problemas de vizinhança, acesso a plataformas digitais de conciliação, dentre outras.
PARCERIA
O projeto Conciliação Itinerante é promovido pelo Tribunal de Justiça em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA).
MEDIDAS PREVENTIVAS
Durante o evento, todas as medidas preventivas em relação à Covid-19 serão respeitadas, como o uso de álcool em gel, máscaras e o distanciamento social.
COMO PARTICIPAR
Para participar de uma sessão de conciliação durante o projeto, o cidadão ou cidadã deve comparecer com documentos pessoais (comprovante de residência, RG, CPF, certidão de nascimento – em caso de menor) e comprobatórios da demanda (faturas, registro de imóvel e outros, a depender de cada caso).
A equipe coordenadora informa que, caso as partes envolvidas já estejam predispostas a participar da sessão de conciliação, poderão se apresentar, sem agendamento prévio, no dia do evento, para dialogarem e tentarem um acordo.
LOCAIS DE ATENDIMENTO
Alto Alegre do Maranhão – dias 20 e 21/9, na Praça Lindalva Marão, Rua do Comércio, Centro, das 8h às 17h.
São João do Sóter – dia 22/9, na Praça Eugênia Campos, atrás da Prefeitura, das 8h às 17h.
Codó – dias 23 e 24/9, no Salão do Júri do Fórum, na Rua João Ribeiro, 3132, São Sebastião, das 8h às 17h.
PLATAFORMA
Durante o projeto, o coordenador do Nupemec, juiz Alexandre Abreu, informa que o TJMA também irá oferecer serviços de acesso e orientação de uso da plataforma consumidor.gov.br, que hoje conta com a adesão de mais de 880 empresas, para a solução de conflitos, por meio digital.
MAIS INFORMAÇÕES
Para mais informações: Telejudiciário (98) 3194.5555; 0800-7071581; e-mail conciliar@tjma.jus.br; (98) 3198.4558 (WhatsApp Business).

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4300

Jota Luiz